Aguarde, carregando...

DNA

DNA

Uma pessoa herda 50% do DNA da mãe e 50% do DNA do pai. Dessa forma, o teste de DNA para definir paternidade ou maternidade é comparativo. Utilizamos a técnica PCR-STR para identificar e analisar os perfis genéticos dos envolvidos na investigação.

O teste é confiável, utiliza-se mais de 70 marcadores moleculares dos tipos STRs e mini-STRs, que atendem aos padrões de identificação humana definidos pelo FBI - Federal Bureau of Investigation - e CODIS - Combined DNA Index System. Além disso, também são utilizados marcadores moleculares dos cromossomos X e Y, como ferramenta adicional.

Quando o suposto pai está ausente por motivos de distância, falecimento ou se nega a fazer o teste de DNA, é possível realizar através do exame de reconstituição, utilizando o material genético de seus parentes diretos: pai, mãe, irmãos(as) ou filhos(as).

Quando o suposto pai faleceu e nenhum parente direto está disponível para realizar o exame, poderá ser feita uma investigação post mortem, por meio da exumação do corpo. No entanto, trata-se de um processo burocrático e que só pode ser realizado com autorização judicial.